A Tyrrel e o seu designer, Derek Gardner, apresentam em 1976 um conceito inovador que causou sensação na Formula 1, um carro com seis rodas: quatro rodas dianteiras de 10 polegadas e duas rodas traseiras. Inicialmente, este projeto foi considerado um truque publicitário, tamanho o impacto midiático à volta do Tyrrell P34. No entanto com o decorrer do campeonato, ficou que não era tanto assim já que o Tyrrell P34 alcançou boas perfomances, chegando mesmo a vencer um GP, a única vitória na F1, de um carro de seis rodas. A estréia do P-34 na F1, aconteceu no GP da Espanha de 1976. conduzido pelo francês Patrick Depailler.
Para além dessa característica única na F1, o Tyrrell P34, dispunha de duas pequenas "janelas" para que o piloto pudesse ver as pequenas rodas dianteiras. O fato das rodas dianteiras serem de dimensões menores permitiu que a parte frontal do carro fosse mais estreira e que a estrutura dianteira as cobrisse quase que completamente, o que dava ao carro um menor atrito aerodinâmico.
As vantagens do Tyrrel P34 evidenciavam-se ainda mais nos circuitos lentos e sinuosos, devido ao poder de travagem e melhor aderência, mas com a evolução que foi tendo ao longo do campeonato, demonstrou que também era competitivo nos outros circuitos e disso é prova alguns segundos lugares que conseguiu em provas mais rápidas no final do ano. Apesar de ser um carro bastante equilibrado e competitivo, não era excepcional, faltava-lhe capacidade real de evolução.
Uma das grandes desvantagens que teve que enfrentar, foi o fato da Goodyear ter que desenvolver pneus de 10 polegadas, que mais nenhuma equipe utilizava. E isso fez com que a Goodyear, a determinada altura, tivesse deixado a Tyrrell em desvantagem em relação aos adversários, porque tinha que optar entre ter pneus evoluídos atrás do que à frente e um carro mais desequilibrado ou então optar por pneus mais antigos, logo menos eficazes, e um carro mais equilibrado. Outra desvantagem, era de cada vez que o carro ia sofrendo evoluções tornava-se mais pesado.
No entanto só em 1977 é que esta desvantagem se tornou mais difícil de superar e com consequências nos resultados. Talvez, se os pneus da equipe tivessem sido fornecidos pela Michellin a história poderia ter sido outra. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção
Uma das grandes desvantagens que teve que enfrentar, foi o fato da Goodyear ter que desenvolver pneus de 10 polegadas, que mais nenhuma equipe utilizava. E isso fez com que a Goodyear, a determinada altura, tivesse deixado a Tyrrell em desvantagem em relação aos adversários, porque tinha que optar entre ter pneus evoluídos atrás do que à frente e um carro mais desequilibrado ou então optar por pneus mais antigos, logo menos eficazes, e um carro mais equilibrado. Outra desvantagem, era de cada vez que o carro ia sofrendo evoluções tornava-se mais pesado.
No entanto só em 1977 é que esta desvantagem se tornou mais difícil de superar e com consequências nos resultados. Talvez, se os pneus da equipe tivessem sido fornecidos pela Michellin a história poderia ter sido outra. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção
Especificações:
Carro: Tyrrell-Ford P34
Construtor: Tyrrell
Motor: Ford-Cosworth DFV V8
Diâmetro X Curso: 85,7 x 64,8 milímetros
Capacidade: 2.993 cc
Potência: 475 cv a 10000 rpm
Estatísticas:
*Com esse carro a Tyrrell, conquistou na temporada de 1976, a terceira posição no Mundial de Construtores, sendo que também conquistou uma vitórias (através do piloto Jody Scheckter), 12 pódios e 2 poles positions. Fora um carro que teve um desempenho muito bom durante essa temporada, entretanto a Goodyear, não apoiou o projeto de maneira definitiva, e ele morrera em meados de 1978.
Grande trabalho, Júlio.
ResponderExcluirParabéns pelo resgate de um carro que fez tanto sucesso!
Algo mais sobre o P34...
"A Tyrrell já não vivia os tempos de vacas gordas proporcionados por Jackie Stewart e François Cevert. Ainda assim, a equipe inglesa tinha dinheiro e liberdade para criar. E o então projetista da equipe, Derek Gardner, resolveu inovar.
No final de 1975, o mundo da Fórmula 1 se espantou quando o francês Patrick Depailler saiu dos boxes de Paul Ricard para as primeiras voltas do novo carro. Era um modelo de seis rodas (quatro na dianteira e duas na traseira).
O P34 passou por exaustivos testes antes de estrear no GP da Bélgica de 1976, com um quarto lugar conquistado pelo sul-africano Jody Scheckter. A surpresa aconteceu duas corridas depois, na Suécia. Pole para Scheckter, e dobradinha, com Scheckter em primeiro e Depailler em segundo. Foi a única vitória do seis-rodas na Fórmula 1.
Em 1977, o carro não obteve colocações de destaque, e no ano seguinte a FIA proibiu a construção de carros com mais de quatro rodas motrizes.
Além da Tyrrell, a March e a Williams também construíram modelos seis-rodas (mas com quatro rodas na traseira), que viraram peças de museu."
Abraços,
Adriano.