quinta-feira, 4 de junho de 2009

Interlagos 1991: Suor, lágrimas e glória - Parte III

Senna mal conseguia se manter em pé tamanhas as dores que tinha; com muita dificuldade foi retirado da Mclaren e colocado no carro de apoio. Chegando ao Paddock, uma multidão de jornalistas, membros da equipe e "curiosos" formou um cordão de pessoas, que naquele momento devido as condições físicas de Ayrton Senna, se tornara intransponível.

Dessa forma; Senna fora atendido a priore por seu nutricionista Joseph Leberer, que naquelas circunstâncias diz ter ficado assustado; com o enrijecimento muscular de Senna, segundo palavras do austríaco, Senna teve de ficar exatos 10 minutos sem qualquer movimentação muscular, para que as dores pudessem se atenuar um pouco; além disso ele teve que ingerir bebidas isotônicas para repor boa parte dos sais dispensados durante a corrida.


No tumulto que se formou acerca do piloto brasileiro; Wilson Fittipaldi; fora uns dos que viram o semblante transformado de Senna pelo desgaste físico. Nuno Cobra, diz que o acúmulo de ácido lático no organismo de Senna, provocara dores tão intensas, que poucas pessoas no mundo a suportariam. Entretanto uma imagem; comoveu todos em meio àquele alvoroço; Senna em uma reação de carinho, gritou em plenos pulmões:


"Vem cá, Pai, vem cá !!!"

Ao se aproximar de Senna, senhor Milton foi surpreendido por uma frase, que dificilmente sairá de sua memória, naquele momento o gladiador das pistas; era como se tornasse o menino de 4 anos, que ganhara o Kart, o Ayrton, virou Beco:


"Me encosta, e me dá, um beijo"


Do lado oposto ao boxe, a torcida gritava exigindo a presença de Senna no pódium e foi ao delírio quando o mesmo apareceu, carregando uma bandeira fixada em um pequeno mastro; para muitos, fora a maior cena de idolatria na história do país. Na cerimônia de entrega dos troféus, Senna extremamente desgastado, aparenta não ter forças para levantar o troféu, Ron Dennis, acena uma ajuda; quando mais uma vez; Senna demonstra sua força e levanta o troféu para o orgulho nacional.

O que se seguiu; a esse episódio, fora muitas suposições, algumas até de cunho agressivo, afirmando que tudo não passara de um golpe de marketing, entretanto, os esgarros do motor nas curvas de baixa e média velocidade no dia da corrida, não deixam quaisquer dúvidas sobre a veracidade da façanha de Senna. Posteriormente ao fato; a Mclaren resolveu tornar-se pública os dados da telemetria que vinham a comprovar de forma técnica que Senna correra durante as voltas finais, somente de sexta marcha. Soma-se à isso também, o fato de naquela época a Mclaren não contar com um câmbio semi-automático; as câmeras on-board, comprovam que naquelas voltas Senna não trocara a marcha nenhuma vez; apesar de manter a mão no câmbio, para evitar que ela desengatasse.

Textos e edição: Sérgio Júnior.

2 comentários:

  1. Tecnicamente, falando, apesar de ficar muito aquém de shows como: Donigton, Monaco, Suzuka. Essa corrida representara um marco na carreira de Senna, pois, a partir desse momento, ele começava a atingir o status máximo de ídolo da nação brasileira.

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  2. Nesta corrida Ayrton demonstrou varias qualidades.

    A primeira não foi necessariamente a corrida em si, mas a magistral luta pela pole position. Era notorio que as Williams começaram a mostrar que poderiam surpreender, e assim suplantar o posto que a Ferrari detinha pelos testes de inverno como a equipe a ser batida.

    Senna simplesmente destruiu a pole position.

    A segunda batalha foi a largada mais que perfeita, garantindo lhe uma boa vantagem inicial.

    Como a Williams ainda não era um carro de outro planeta, digo, era um projeto potencialmente muito bom, mas não desenvolvido em sua integralidade, Ayrton poderia fazer frente.

    Ayrton e Nigel iniciaram um duelo particular. Mais experiente que em 86, quando daquele eletrizante showdown em Jerez, Senna controla Mansell evitando dar lhe a possibilidade de ultrapassagem.

    Penso que se era inegavel que a velocidade de Ayrton continuava suprema, sua força psicologica para suportar Mansell era notavel.

    Portanto, velocidade, força psicologica, capacidade de improviso e muita determinação foram os pontos principais, especialmente a ultima qualidade nesta vitoria inesquecivel.

    Parabens Sergio!

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