segunda-feira, 13 de julho de 2009

GP Nurbugring 2009: Austrália depois de 28 anos !!










O Grande Prêmio de Nürburgring, na Alemanha, de Formula 1 viu Mark Webber vencer seu primeiro GP depois de correr 130 Gps e Rubens Barrichello sofrer com erro da equipe. Além do erro no segundo pit stop, Rubinho teve que aceitar inverter posições com seu companheiro de equipe Jenson Button, na última parada.

A estratégia da Brawn era simples: Com um carro menos potente do que o da Red Bull, a saída seria andar sempre mais leve, para isso, seria preciso três paradas nos boxes. Mas a segunda para de Rubinho teve problema no abastecimento e o piloto ficou mais de 11 segundos parado.

Já Webber, da RBR, largou na pole, mas perdeu a posição logo na primeira curva e tentou retornar à liderança com manobra perigosa, o que lhe rendeu punição de uma passagem nos boxes durante a corrida. O alemão Sebastian Vettel chegou em segundo lugar e o brasileiro Felipe Massa foi o terceiro, seu primeiro pódio no ano.

Nico Rosberg, da Williams, foi o quarto. Barrichello e Button brigaram pela quinta colocação, mas prevaleceu a posição do inglês no campeonato e a Brawn deu um jeito do inglês voltar na frente do brasileiro após a terceira parada nos boxes. A Red Bull mostrou mais uma vez que vem evoluindo na competição, fez a pole e ainda alcançou a dobradinha. Já a Brawn, falhou nos boxes e teve problemas no desempenho com os pneus macios.

Agora, a briga pelo título ficou acirrada. Se antes, Button era apenas ameaçado por Barrichello, agora, o britânico, também vê Vettel e Webber no seu retrovisor. Com 68 pontos, Button tem 21 a mais que o vice-líder, Sebastian Vettel; já Webber, tem 45,5 pontos enquanto Rubinho, 44 pontos.











A alegria brasileira na prova ficou no desempenho de Felipe Massa, largando bem e tomando a quarta posição. No entanto, na volta seguinte acabou em quinto após ser ultrapassado pelo líder da temporada, Jenson Button. O alemão Sebastian Vettel tentou entrar na onda e passar o brasileiro, mas cometeu alguns erros e não conseguiu a ultrapassagem. Enquanto isso, Nelsinho Piquet perdeu duas posições na largada e foi para 14º. Massa agora é o quinto, com 22 pontos.

Com uma estratégia de duas paradas, Massa se aproveitou da boa largada para se colocar na briga entre as Brawns e as Red Bulls. O piloto da Ferrari, Mark Webber e Sebastian Vettel se beneficiaram de um erro da equipe Brawn. Na segunda parada de Barrichello, o reabastecimento demorou para ser feito e o piloto levou mais de 11s para sair dos boxes. Com isso, Barrichello, que tinha uma estratégia de três paradas, saiu da briga pela vitória.

O próximo grande prêmio acontece no próximo dia 26, na Hungria, a partir das 9 horas (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário