Patrick Head nasceu em Junho de 1945, na Inglaterra em Farnborough, e é considerado por muitos como um dos engenheiros mais criativos da história da F1. Seus conhecimentos teóricos foram os principais ingredientes da dominação que a Williams exerceu sobre as demais equipes do certame, durante a década de 90.
Patrick Head, nasceu no automobilismo, pois seu pai era um piloto da Jaguar (em corridas de superesportivos) na década de 50, e foi educado no Colégio Particular Wellington. Após deixar a escola, Patrick entrou para a Marinha Britânica, mas logo percebeu que a Carreira Militar não era o que ele pretendia para sua vida. Head graduou-se em 1970 em Engenharia Mecânica e imediatamente começou à trabalhar na fabricante de chassis, Lola, em Huntingdon. Nessa época ele se tornou amigo de John Barnard, engenheiro que anos depois seria um dos seus principais adversários na F-1.
Patrick estava envolvido em uma série de novos projectos todos tentando se estabelecer como construtoras de carros e/ou empresas de engenharia, e foi nesse período que Head conheçou Frank Williams. Depois de algumas decepções, o britânico, resolveu trabalhar na concepção de barcos.
Em 1976, então com apenas 34 anos, Frank Williams decidiu que já era hora de começar a criar sua própria equipe e rapidamente já contactou Patrick Head, para que ambos pudessem dar prosseguimento à essas idéias. Após não inaugurar uma vez, em 8 de fevereiro de 1977 Williams Grand Prix Engineering foi fundada com Williams e Head, tendo setenta e trinta por cento da empresa, respectivamente. Em 1977 a equipe correu tendo como produtor de chassis a March, porém em 1978, com apoio da Arábia Airlines e que tendo como principal piloto da equipe o australiano Alan Jones, Patrick Head criou seu primeiro carro o FW-06.
Apesar de não ter dinheiro, e ter que constantemente ver a Williams se entremeiar em negócios, complexos para manter sua sobrevivência durante àquela temporada. Head ainda conseguiu desenhar um carro com conceitos e rendimentos respeitáveis.
Nessa temporada a Williams marcou 11 pontos no campeonato mundial terminando o campeonato de construtores na nona colocação, sem dúvidas quaisquer essa temporada abriu as portas para que a Williams então pudesse receber patrocínios condiziente com o poder de criação de Head. Sendo que na última corrida da temporada o australiano, Alan Jones, conseguiu dar à Williams o primeiro de seus muitos pódiums. Mas seria na temporada seguinte que o mundo automobilístico, começaria a respeitar os projetos de Patrick, nesse ano, Alan Jones, conquistou quatro vitórias, e a Williams terminou o campeonato (apenas o segundo campeonato, que ela disputava desde sua criação) na segunda colocação de construtores. À partir daquele momento, Patrick, tinha assegurado seu papel como designer chefe da Williams F-1.
Nos início dos anos 80, a Williams (e consequentemente os projetos de Head), eram um dos carros mais bem-sucedidos da F1, tendo na equipe Alan Jones e Carlos Reutemman, a equipe sobrou durante a temporada de 1980. A equipe somou ao total daquela temporada abismáveis 120 pontos e 18 pódios, um recorde na F-1 até então. Dessa forma Alan Jones se tornou campeão mundial de F-1, e a Williams ganhava seu primeiro construtores. Em 1981, o título de pilotos ficou com Nelson Piquet (por um diferença de 1 ponto), mas mais uma vez a Williams, garantiria o título de construtores, de forma fácil e à largos passos.
Com o sucesso alcançado durante a década de 80, Patrick começou a se afastar um pouco da concepção de seus carros, criando efetivamente um papel de diretor técnico da Williams, que seria mais ou menos, uma pessoa que supervisiona o processo de concepção, construção, corridas e testes da equipe. Durante essa década também, são creditados à Patrick, muitos conceitos revolucionários, como um carro de seis rodas que testou em 1982, e transmissão continuamente variável, que substituía o câmbio convencional, por um otimizador de rotações. Infelizmente o sistema não se tornou viável em corridas devido à alterações das normas, que muitos atribuem à pressão de outras equipes, que estavam preocupados com o tempo necessário para desenvolver sistemas semelhantes ao que Patrick Head criava.
Em 1986, Patrick Head, foi forçado a assumir o controle da equipe, quando Frank Williams ficou gravemente ferido em um acidente rodoviário. . Apesar de ter sido deslocado para uma função, até aquele momento, não imaginada por sua parte, Patrick se saiu bem, e a Williams conquistou em 1986, o título dos construtores e 1987, conquistou os construtores e o título mundial de pilotos com Nelson Piquet.
Talvez a mais fecunda de todas as suas associações com engenheiros começou em 1990, quando a Williams contratou Adrian Newey, recentemente despedido como diretor técnico da Leyton House. Os dois engenheiros rapidamente formaram a parceria muito afinada na concepão de carros de F-1, essa associação por sua vez fez com que Adrian Newey e Patrick Head e consequentemente seus carros atingissem um nível de domínio nunca antes visto, e que só foram se repetir uma década mais tarde, quando a Ferrari de Byrne dera a Michael Schumacher, cinco títulos consecutivos. Em um período de 7 anos (91/97), a Williams conquistou cinquenta e nove vitórias em GP's, ganhou cinco títulos de construtores e quatro diferentes pilotos se tornaram campeões pela equipe (Mansell, Prost, Hill e Villeneuve). No entanto, Newey também tinha ambições para suceder ao diretor técnico, mas esta ambição foi bloqueada, pois como Head era um fundador e sócio da equipe, isto dificilmente aconteceria. Com Williams garantindo o título de construtores e pilotos na temporada de 96, a McLaren conseguiu atrair Newey, que se despediu da Williams em meados de 1997.
Desde a partida de Newey, Williams perdeu a consistência dos anos anteriores, e muito embora tenha vencido algumas corridas, jamais voltou a se representar como uma força dominante na F-1. Durante o período de domínio da Ferrari & Schumacher no quadriênio (00/04), a Williams conseguiu terminar como vice-campeã no campeonato de construtores de 2002 e 2003, sendo que em 2003, foi um dos anos em que um de seus pilotos esteve mais perto da glória de conquistar um título mundial, o piloto era o colombiano Juan Pablo Montoya.
Muitos dos principais engenheiros de F1, como Neil Oatley, Ross Brawn, Frank Dernie, Egbahl Hamidy, Geoff Willis e Enrique Scalabroni começaram suas carreiras sob a supervisão de Patrick Head, e todos se mudaram para a altos cargos dentro de outras equipes. Ross Brawn particularmente teve sucesso como diretor técnico a da Benetton, Ferrari e mais recentemente com a sua própria equipe, Brawn GP.
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