O engenheir da BRM Tony Rudd, foi o primeiro que ousou testar a teoria na prática, utilizando modelos escala no final dos anos 60. No entanto, a idéia não foi bem aceita e logo se tornou relegada ao esquecimento. A March foi a primeira a utilizar elementos perfilados (sidepods) sobre um carro de corrida em 1970, na busca pelo efeito solo. No entanto os "sidepods" não criaram o efeito esperado além de determinar um gasto excessivo de combustível. Assim, desse modo a teoria se mostra mais uma vez impraticável.
Brabham e Mclaren, por sua vez, experimentaram, barragens abaixo do carro de modo a criar o efeito solo, de certa maneira, o efeito até que fora conseguido, muito embora muito aquém das expectativas.No entanto o primeiro resultado realmente sustentável e dentro das expectativas só se tornou viável no Lotus 78, ou como era chamado na época, John Player Special Mk. III. III.
O efeito-solo é baseado na equação de Bernoulli, conhecido como um dos princípios básicos da Teoria Mecânica dos Fluidos. Essa Teoria, basicamente, estabelece que quando um líquido flui através de uma constrição, aumentará sua velocidade e sua pressão cairá. Uma vez que o ar é também considerado um fluido, o mesmo poderia ser utilizado de maneira a acrescer no desenvolvimento aerodinâmico de um carro. Se a parte inferior do carro é moldada corretamente, é possível criar uma área de baixa pressão sob o carro, dessa forma o carro seria literalmente sugado para o chão. Esse fenômeno é conhecido como efeito-solo. Entretanto para que tal efeito aconteça ele depende de alguns fatores, entre a velocidade e o atrito entre os pneus e pista, e depende da força vertical fricção que é igual à soma do peso do carro e força gerada pela área de baixa pressão abaixo do carro, quanto maior a queda de pressão, melhor o o efeito solo.
Para explorar este efeito, o carro tinha sidepods invertidos nas asas gerando assim downforce em ambos os lados do perfil. Nas bordas do Lotus 78, os sidepods foram selados do chão com escovas, como saias, o que era extremamente importante para dificultar a interferência do ar que passa por baixo do carro e e assim prejudicar o efeito. Essas "saias" foram posteriormente substituídas por saias, cuja composição era borracha sólida.
Ele tinha um chassi monocoque produzido em alumínio, com arco em forma de alçapão. Possuía também uma gigante célula de combustível, permitida pela nova regulamentação, que substituiu três células do tipo apresentado na versão do ano anterior. O motor (Ford Cosworth), a suspensão traseira, caixa de transmissão foram fixadas na parte traseira do Chassi. Os radiadores estavam situadas na borda da asa moldada nos sidepods. Os discos de freio foram montados lateralmente.
Além disso, o Lotus 78 é reconhecido como o primeiro carro a se utilizar do túnel de vento para sua concepção e ter ajuda do computador para seus cálculos de concepção bem como se utilizando dele, para a realização do design.Na verdade, foi o primeiro F1 a usar computadores, para analisá-la nas corridas da F-1, ou seja, o Lotus 78 é o grande precursor da telemetria.
Embora a criação de Chapman, tenha influenciado de sobremaneira os seus concorrentes, o fato de se moldar o assoalho do carro de modo a optimizar o efeito solo, fez com que os carros atingissem níveis assustadores no que tange à velocidade, porém com a morte de Gilles Villeneuve em 1982, ficou decidido único método que poderia se utilizar para criar o efeito solo era apenas a concepção difusores traseiros moldados. Esse carro seria a plataforma utilizada para um domínio ainda maior da equipe de Chapman no ano seguinte.
Especificações:
Nome do chassi: Lotus-Ford 78
Construtor: Lotus
Chassi: Monocoque produzido em alumínio
Gearbox: Hewland FGA 400 5 velocidades manual
Pneus: Goodyear
Tanque de combustível: Marston, 168l
Sistema de combustível: Lucas
Gearbox: Hewland FG400/5-speed, 55 kg
Instrumentos: Smiths
Bateria: Yuasa
Rolamentos: Vandervell
Embreagem: Borg & Beck
Dimensões:
Distância entre eixos: 2.718 milímetros
Front Track: 1.730 milímetros
Rear Track: 1.630 milímetros
Fórmula Peso: 575 kg
Diâmetro da roda (frente / trás): 13''
Motor:
Cargo: 90 º Ford Cosworth DFV V8
Injeção: Lucas injeção de combustível
Diâmetro X Curso: 92,5 x 55,5 milímetros
Capacidade: 2997 cc
Trem de Válvulas: 4 válvulas / cilindro, DOHC
Potência: 475 cv a 10.500 rpm
Torque: 353 Nm às 8.500 rpm
Anéis: Hepworth & Grandage
Velas de ignição: NGK
Peso: 147 kg
Estatísticas:
GP's disputados: 16
Vitórias: 8
Poles: 12
Voltas Rápidas: 9
Pódios: 14
Pontos conquistados: 116 pontos
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