Em agosto, Milton começou os contatos com os irmãos Parilla, donos da famosa fábrica de motores DAP, nos subúrbios industriais de Milão. Pouco depois, dá-se o primeiro teste europeu para Ayrton - na pista de Parma-Pancrazio. Na região de Emiglia-Romagna, o caminhão da DAP descarregou vários chassis vermelhos para o jovem e rico cliente potencial, experimentar vários motores. A DAP já até tinha um piloto oficial: o irlandês Terry Fullerton, campeão mundial de 1973, que nessa tarde de agosto de 1978 também estava na pista de Parma, preparando-se para o mundial de Le Mans.
Senna amargaria entretanto, a primeira de suas derrocadas na tentativa de conquistar um título mundial no Kart. Depois de receber as últimas recomendações de Angelo Parilla, Ayrton fez algumas voltas lentas para reconhecer a pista. Parou, pediu alterações na regulagem e voltou à pista. No seu primeiro teste para a fábrica DAP, Ayrton maravilhou todo o mundo. Ficaram todos boquiabertos.
O garoto ofereceu-lhes um festival de pilotagem. O piloto oficial da equipe, Terry Fullerton nem queria acreditar. Ayrton fora bem mais rápido que ele. Os irmãos Parilla não perderam tempo e puseram logo um contrato na frente de Ayrton para que ele assinasse como seu segundo piloto.
Era seu primeiro contrato internacional, e logo como piloto de fábrica. Era o início de uma longa e fiel ligação aos irmãos Parilla, que iria custar-lhe a decepção de nunca ter conquistado o título mundial de Kart. Durante duas semanas Ayrton vivera em Parma, preparando-se para o mundial com a equipe DAP, pilotando de manhã à noite, tentando acertar o chassi e os motores. Um trabalho que o alegrava, pois foi disso que ele sempre gostou.
Nos testes de Parma, Peter Koene, filho do importador da DAP na Holanda, e que era também piloto da equipa assistiu Senna e disse: " Enquanto nós andávamos de Kart ele parecia que andava a brincar com ele. Tinha uma facilidade em guia-lo impressionante. Era diferente e rapidíssimo. Ele era brincalhão mas muito fechado. Mais tarde quando começamos a conversar um pouco mais, melhorou."
Ângelo Parilla contou assim este mundial de Senna: "A Bridgestone tinha compostos especiais para o campeonato mas Senna não tinha direito a eles. Pedi-lhes mas eles recusaram. Consegui comprar um jogo á Bira para serem usados nas finais (usd 600.00). Eram determinantes. Nas baterias o Ayrton tinha que usar os compostos normais e mesmo assim normalmente estava na liderança. Era impressionante para todos pois ele ganhava 10 metros por volta. Teve azar porque o motor explodiu."
.Senna terminou a competição em sexto e vencedor fora o americano Lake Speed que disse anos depois:
"Eu também era um desconhecido e nem sei como ganhei o campeonato. Ouvi falar que havia um Brasileiro novo muito rápido que iria ser um verdadeiro candidato á vitória.
Houve 3 finais e em uma delas (2ª) eu estava em primeiro e ele estava a andar para cima de mim, a apanhar-me, quando me apanhou colocou toda a pressão em cima de mim. Ele e eu sabíamos que se eu ganhasse aquela final seria o campeão e assim eu sabia que ele ia tentar passar-me. De repente no fim da reta da meta numa curva para a direita "senti" que ele ia tentar a ultrapassagem. Não sei porque mas decidi não virar para a curva no lugar do costume e alarguei-a porque ele estaria lá. Foi exactamente isso que aconteceu. Ele vinha lotado e se eu tivesse feito a curva normal eu, ou nós, tínhamos lá ficado, assim ele seguiu em frente e não o vi mais na corrida.
Ele tinha uma enorme vontade de vencer e havia também ali uma questão de idade. Ele era um novato no meio de nós e tinha a atitude normal para uma pessoa da idade dele, lutava em todos os momentos, em todas as curvas e em todas as corridas. A sua sede de vitórias era insaciável. Todos nós previmos naquele campeonato um futuro brilhante para ele."
Ainda nesse ano Ayrton correu em Sugo o GP do Japão também para a DAP. Ângelo Parilla contou que a sua velocidade era incrível. Classificou-se em quarto mas segundo o Italiano tal feito deveu-se simplesmente ao fato de ter ficado sem pneus. Segundo ele o estilo de pilotagem de Ayrton não era o mais conveniente para os pneus dianteiros e assim conforme eles se desgastavam, foi descendo na classificação.
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