quinta-feira, 18 de junho de 2009

Paris Kart Bercy 1993: O último duelo de Senna.











."Estou em boas condições, estou animado. Principalmente aqui, agora, neste fim de sem
ana. Aqui revi gente do meu tempo de kart, gente que conheci quinze anos atrás: adversários com os quais lutei, gente de outras equipes, gente com quem trabalhei, que me ensinou muito. Há muito tempo não os via."




Era com esse espírito revigorado e leve que Senna se apresentou em Paris, para o evento de Kart que Alain Prost, havia feito naquele final de ano, para de certa forma celeb
rar sua despedida as pistas. Rivais históricos na F-1, a corrida em Adelaide (última daquela temporada) havia selado de forma definitiva o "armistício" entre os dois maiores nomes da F-1: Prost e Senna.



Fora nesse ambiente de descontração que ambos pousaram juntos para as fotos antes de ser dada a largada do evento. Sorrindo e demonstrando uma empatia, fora do comum com o francês, o brasileiro brinca em meio aos holofotes:

"O que irá fazer agora? Virar um gordo?"

Entretanto como de praxe, em quaisquer situações envolvendo Senna e Prost, a amizade, ficou para o âmbito extra-pista e ambos demonstraram uma vontade de vencer incrível no evento. Senna a princípio recebera o convite de Philipe Streiff. Senna como sempre guiava seu kart de maneira impetuosa sobre os pavilhões de Bercy, tanto que fizera uma ultrapassagem incrível sobre o principiante (Olivier Panis), enquanto isso na ponta Prost liderava de maneira absoluta. Até quando Senna começou a se aproximar assustadoramente colocando seu kart, completamente de lado nas curvas.

Entretanto, os ataques não se concluem de forma efetiva e Senna tem que abandonar a prova antes do fim, terminando de forma frustrante aquele que tinha tudo para se tornar o maior duelo da vida dos dois e da nossa.

Contudo na sessão de apresentação do Williams no circuito do Estoril em 1994 Senna ao aceitar o convite de Streiff para o mesmo evento no final do ano, sentenciou:


."OK, Prost ganhou mas na próxima eu vou voltar e quem vai ganhar sou eu."


Nunca voltaria.

Um comentário:

  1. Encontrei este video com a corrida em Bercy, 1993

    http://www.youtube.com/watch?v=D0Sg8it4ZbY

    ResponderExcluir