quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ayrton Senna e os primeiros testes: Mclaren

























O mundo automobilístico àquela altura já se rendia ao talento do "Silva", entretanto, Senna teria, ainda depois da Williams, a chance de guiar mais três carros de F-1, realizando testes. A próxima equipe fora, aquela com a qual, ele conquistaria futuramente seus três títulos mundiais: Mclaren.

Depois de testar a equipe Williams, Ayrton ganha um teste na equipe McLaren por ter ficado nas 3 primeiras colocações da Marlboro F3 British, os outros dois pilotos que andaram na McLaren eram Stefan Bellof e Martin Brundle.

O teste aconteceu em Silverstone (ou Silvastone, devido a hegemonia que Senna obtivera nesse circuito durante os campeonatos de Fórmula) no final de 83, depois de encerrado o campeonato de F3. A McLaren não estava testando exatamente os mesmos carros, os dois eram o MP4/1C, mas eles tinham uma pequena diferença. Senna pilotou o carro de Watson, com motor Cosworth DFY, já Bellof e Brundle testaram o de Lauda, com motor Cosworth DFV. O carro de Senna era mais atualizado, por isso, era mais rápido cerca de 2 a 3 décimos.














Durante o período da manhã, Senna virou 1:14,3s e Bellof 1:14,6s. Na parte da tarde, Senna, com pneus de classificação, viraria 1:13,9s. Ayrton tinha tudo para baixar ainda mais esta marca e talvez quebrar o recorde de Silverstone, não fosse o motor Ford estourar quando Senna já adaptava-se ao ritmo do carro.


O que fica de certo deste treino realizado em Silvertone, é o imenso talento demonstrado por iniciantes: Ayrton Senna e Stefan Bellof. Bellof, piloto alemão da F-3, iniciara sua carreira na F-1 juntamente com Ayrton em 1984, e ambos, tiveram o ápice na temporada de estréia, na mesma corrida: Mônaco. Entretanto, Bellof veio a falecer um ano depois durante uma corrida de turismo. O mundo perdera assim, aquele que tinha tudo para ser o maior duelo da carreira de Senna.














O piloto britânico, Martin Brundle (que disputara ferozmente o título da F-3 com Senna) obtivera o pior tempo dos três pilotos, ao longo do dia, sua melhor marca fora 1:14,7s, um décimo mais lento que Bellof. Porém em se tratando de três pilotos muito inexperientes, pode se considerar excelentes tempos.

Ayrton Senna, perguntado por Reginaldo Leme, sobre a impressão final do treino respondera:

"Ele é fácil de pilotar, com a direção mais leve que do meu Ralt de Fórmula 3. Tenho certeza que se tivesse feito mais voltas, baixaria meu tempo para 1min12s, até porque estava um pouco desconfortável, com a perna direita apertada, o que me tirou a sensibilidade no pé do acelerador."







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