quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ayrton Senna e os primeiros testes: Toleman























Depois de realizar testes por Williams e Mclaren, Senna pela primeira vez, andava num F1 com chances de se estabelecer na equipe para 84. Pela Williams, era pouco provável, pois como disse Frank, a equipe estava satisfeita com a dupla de pilotos (Rosberg e Laffite), pela Mclaren a concorrência era mais pesada ainda (Prost e Lauda). A Toleman, ao contrário do que muito se fala, vinha em um processo de evolução e contava em seu Staff, ninguém menos do que Paty Symonds (um dos grandes da engenharia na F-1).

O teste realizado pela Toleman, também fora o primeiro contato de Ayrton Senna, com um carro turbo. Assim como a Mclaren, Senna fez o teste no circuito de Silvertone (em que ele conhecia como poucos). No inicio dos testes, a pista úmida atrapalha um pouco Ayrton, mas, mesmo assim, ele vira o tempo de 1'12"4, tempo 1 décimo de segundo mais rápido que Derek Warwick, que conseguiu a marca de 1'12"5 na classificação do GP britânico do mesmo ano.


A tarde, durante a nova sessão de treinos, Senna realiza com Paty Symonds, novos ajustes na suspensão, parte novamente para a pista (que já está seca) e realiza o tempo de 1'11"5, tempo este que lhe garantiria a 8º posição no grid de largada no GP. Paty a respeito daquele dia, dissera em entrevista ao Murray Walker:


"Oh Deus, eu me lembro daquele dia como se fosse hoje. Lembro-me que naquela manhã ele havia feito um tempo excelente para as condições de pista, mas ficara muito descontente. Durante a tarde, ele me mostrara um grande conhecimento na aerodinâmica do carro. E juntos, realizamos alguns ajustes na suspensão. Lembro-me que para cada trecho do circuito e ele mostrava um comportamento do carro e consequentemente o ganho real que ele obteria caso fizéssemos o ajuste. Mesmo sem pneus de classificação ele foi 1 segundo mais rápido que Derek."




Nenhum comentário:

Postar um comentário